Tabuada de Divisão – Como fazer? Quais as regras? Dicas para fazer contas de divisão

Apesar de ser comum encontrarmos a tabuada de multiplicação, saiba que é possível elaborar a tabuadas de qualquer operação matemática, ou seja, é possível fazer tabuada de soma, subtração, multiplicação e divisão.

 

Como fazer? Quais as regras?

A tabuada de divisão uma relação de inversão em relação à tabuada da multiplicação. Então para fazer essa tabuada é necessário utilizar o número a respeito do qual trata a tabuada cruzado com seus múltiplos, em geral até dez.

Nas intersecções que cruzam o número base e o múltiplo, deve ser feita uma divisão, que leva ao resultado.

Dicas para fazer conta divisão

Separamos para você 4 dicas que irão te ajudar a fazer contas de divisão.

Dica número 1: Conheça bem a tabuada

A primeira dica para fazer conta de divisão é conhecer bem a tabuada dos quatros operações básicas da matemática, pois isso irá facilitar e acelerar o processo de resolução de problemas matemáticos.

Dica número 2: Estime o resultado da divisão

Fazendo um rápido cálculo mental é possível estimar o resultado de uma divisão. Para fazer isso basta apenas tentar arredondar ao máximo as porções de cada divisão. Fazer essa estimativa te ajudará a não cometer um grande erro na resposta da conta.

Dica número 3: Números terminados em zero

Se dividendo e divisor da operação terminam em zero você pode eliminar esses zeros para facilitar o calculo. Ressaltando que nunca se deve cortar os zeros do meio dos números, mas apenas os zeros do final. E o número de cada zero eliminado deve ser igual no dividendo e no divisor.

Exemplo: 45. 000 / 850. 300

Cortando os zeros do final temos 8503 / 450

Dica número 4 : Números terminados em 5

Toda as vezes que dividendo e divisor são múltiplos de 5, podemos multiplicar ambos por 2 e usar a dica 3 (eliminar os últimos zeros) para facilitar a divisão.