Saiba Mais Sobre as Propriedades do Saw Palmetto para Queda de Cabelo

A perda de cabelo, ou alopecia androgenética, de acordo com sua classificação médica, cria estresse e ansiedade em homens e mulheres de todas as idades.

À medida que as pessoas procuram soluções para a perda de cabelo, muitos sites defendem uma variedade de soluções baratas e fáceis de implementar.

Os extratos de baga da palmeira anã, Serenoa repens, mais conhecido como Saw Palmetto ou sabal, têm propriedades terapêuticas e provêm de uma árvore que cresce na América do Norte.

Tem sido tradicionalmente usado para tratar infecções do trato urinário. Seu uso remonta aos maias que o usaram como um tônico, e aos Seminoles que elogiaram suas qualidades anti-sépticas.

Mas, é certo que seu uso também pode demonstrar benefícios para queda de cabelo? Para obter está resposta, acompanhe a leitura deste artigo e veja algumas informações disponibilizadas pela nutricionista Manuela Jobst.

Saw Palmetto e perda de cabelo

Com a idade, a produção de testosterona enfraquece e o DHT aumenta. No entanto, os folículos pilosos são particularmente sensíveis a esse hormônio.

Isso faz com que não só a produção de cabelo enfraquece, mas aqueles que já cresceram veem sua longevidade diminuir.

O suplemento de Saw Palmetto pode impedir que a testosterona seja convertida em DHT, permitindo manter um nível mais alto desse hormônio tão benéfico para o crescimento do cabelo.

Por outro lado, manter um alto nível de testosterona produz outros efeitos benéficos. O corpo retém força e energia que enfraquecem menos com a idade. Ao evitar a desregulação hormonal, seu peso é mais fácil de regular.

Finalmente, a libido é mantida e a perda de cabelo reduzida. Tomar suplementos dietéticos à base de serra palmetto também proporciona bem-estar geral.

Realmente funciona?

Como vimos, a alopecia androgênica é causada pela ação da testosterona transformada em diidrotestosterona causado pela enzima redutase.

Graças aos seus compostos ativos, este suplemento é capaz de bloquear a ação dessa enzima e, assim, limita a perda de cabelo.

Estudos indicam que a administração de 320 mg de Saw Palmetto para 50 pessoas por dois anos resultou em uma melhora na alopecia androgênica, aumentando o crescimento do cabelo, particularmente no topo da cabeça .

Nas mulheres, também parece que os produtos de palmeiras anãs têm um efeito positivo na perda de cabelo.

Este mesmo estudo relatou o caso de uma mulher sofrendo de queda de cabelo que respondeu favoravelmente ao tratamento.

Orientações de uso

Nesse tópico, separamos algumas recomendações das pela Manuela Jobst com relação ao uso. Acompanhe.

  • Efeitos colaterais: Este suplemento costuma ser seguro e é de toxicidade particular. Embora raramente relatados, dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais são possíveis.
  • Interação medicamentosa: Sua formula propriedades hormonais com a palma anã (antiandrógeno e estrogênio). Isso poderia teoricamente interferir com medicamentos hormonais (contraceptivos orais, terapia hormonal de reposição na menopausa, etc.). Se você já está tomando medicação, verifique com seu farmacêutico se eles são compatíveis com a palma anã antes de consumi-los.
  • Gravidez e aleitamento: Seu uso na gravidez e lactação deve ser evitado completamente.

Quer saber mais sobre o Saw Palmetto, seus benefícios e mecanismos de ação? Não deixe de acessar o site Olivre Saúde e acompanhe o artigo original de Manuela Jost.