O que é a independência dos Estados Unidos? Quais foram as consequências da guerra?

A independência dos Estados Unidos da América (EUA) foi um processo de autonomia do país em relação aos seus colonizadores, neste caso a Inglaterra. A independência americana foi declarada em 4 de julho de 1776, quando se rompeu os laços coloniais com a coroa inglesa.

Para se entender melhor o processo que resultou na independência dos EUA é necessário conhecer o processo da colonização da América do Norte pelos ingleses, que teve início no século XVII. O resultado deste processo foi a formação de treze colônias, que mais tarde daria origem aos Estados Unidos da América.

A Revolução Americana

Antes de declarar sua independência aconteceu nos EUA a Guerra Revolucionária (1775-83), também conhecida como a Revolução Americana.

O motivo do conflito foi as crescentes tensões entre os residentes das 13 colônias norte-americanas da Grã-Bretanha e o governo colonial, que representava a coroa britânica. O combate armado teve início em 1775, e no verão seguinte, os rebeldes estavam travando uma guerra em grande escala por sua independência.

A França teve uma importante participação neste conflito, pois em 1778, o país entrou na guerra ao lado dos Estados Unidos, e transformou o que era uma guerra civil em um conflito de cunho internacional. E com a ajuda francesa o exército dos revolucionários forçou a rendição dos ingleses em Yorktown, Virgínia.

Entretanto, somente em 1781 a América do Norte conseguiu definidamente a sua independência da coroa britânica. Porém, os combates ainda aconteceram por um período, sendo encerrados formalmente apenas em 1783.

A Constituição dos Estados Unidos

Logo após a emancipação das treze colônias a constituição americana foi formulada. Na ocasião, houve divergências entre dois grupos políticos, os republicanos, que pregavam que a autonomia de cada estado não deveria ser subordinada ao governo central.

E havia também o grupo dos federalistas que pregavam a união dos estados com o objetivo de fortalezar a união politica dos mesmos.

Após estas discussões a Constituição dos Estados Unidos ficou pronta em 1787.