A Independência dos Estados Unidos

A Independência dos Estados Unidos foi um movimento de libertação do país contra a sua colônia, a Inglaterra, e se tornou a primeira grande derrota de uma potência colonial na história.

A Independência americana foi declarada no dia 4 de julho de 1776, quando foram quebrados os laços coloniais com os ingleses.

Os conflitos entre colônia e colonizador tiverem início em 1774 e se estenderam até 1776, quando começou de forma oficial uma guerra entre a Inglaterra e os Estados Unidos, vencida por esses em 1783.

Contexto histórico

A Inglaterra começou a colonizar dos EUA a partir do século XVII, que resultou na formação de treze colônias, que mais tarde se tornariam o próprio país, Estados Unidos. Entretanto, essa colonização ocorreu de forma diferente na região sul e na região norte americana.

Colônias do Norte: Foi colonizado por refugiados políticos e religiosos da Europa. A economia da região era baseada em pequenas propriedades e colonos livres.

Colônias do Sul: Chamadas de colônias de exploração, formadas por grandes fazendas, com produção agrícola em latifúndios. A mão de obra era de escravos de origem africana.

Esta divisão interna dentro gerou conflitos no país, onde o sul dependia mais economicamente dos ingleses, enquanto o norte possuía as suas próprias reivindicações.

Além disso, o crescimento da economia do Norte, que passou a concorrer com a Inglaterra, não agradou o país que mudou a sua política econômica.

Eles também aumentaram os impostos e os direitos da Coroa na América para saldar os custos da Guerra dos Setes anos (1756-1763), um conflito que aconteceu entre Inglaterra e França.

O país estabeleceu ainda diversas outras medidas que desagradaram as colônias americanas. Sendo assim, descontentes com os ingleses, as colônias se reuniram e declaram guerra contra a Inglaterra e no dia 4 de julho de 1776 aprovaram a Declaração de Independência.

O conflito armado entre as colônias e os ingleses só teve fim em 1783, quando a derrotada Inglaterra finalmente reconheceu a Independência dos Estados Unidos e assinou o Tratado de Paris.

Na luta pela sua independia os Estados Unidos tiveram ajuda militar da França, Espanha, e Holanda.