4 coisas que você precisa fazer ao comprar um carro novo!

Você acabou de ganhar muito dinheiro ao comprar um carro usado. Excelente! Mas antes de levar seu novo carro usado para dar uma volta, há algumas coisas a fazer primeiro, como é o caso de checar o Licenciamento 2021 MG.

1. Transferir o veículo

A primeira coisa que você precisa fazer é garantir a transferência do veículo para seu nome. O documento do veículo serve como o registro oficial de propriedade do mesmo.

A transferência de título é especialmente importante se você comprou seu carro de um vendedor particular. Você vai querer ter certeza de que não há nenhum tipo de garantia no verso do documento do título. Se houver, certifique-se de que o vendedor possa fornecer declarações oficiais dos bancos e outros titulares para que todos os empréstimos anteriores sobre o veículo tenham sido pagos. 

4 coisas que você precisa fazer ao comprar um carro novo!

Os requisitos e procedimentos de transferência de título variam de estado para estado; verifique com seu Detran estadual para obter informações específicas sobre como transferir o título para o veículo.

Se você comprou um veículo usado de uma concessionária, eles provavelmente cuidarão da papelada necessária para você. Tenha em mente que se a concessionária permitir que você financie seu veículo usado, eles vão querer o título até que o empréstimo seja pago.

2. Faça o seguro de seu veículo

Uma vez que você tenha o título em mãos, mais papelada é necessária para arquivar antes que você possa se atirar na estrada em suas novas rodas. A maioria dos estados exige que você faça um seguro para o veículo antes de poder registrá-lo e obter a placa do carro.

Se você passar por um revendedor, é provável que eles o acompanhem nestas etapas e, em alguns casos, até mesmo preencham a papelada em seu nome. Se você comprou seu veículo de um vendedor particular, sua primeira ligação deve ser para uma companhia de seguros para estabelecer uma apólice e receber seu comprovante de seguro o quanto antes.

3. Registre seu carro no Detran do seu estado

Enquanto os revendedores de automóveis em alguns estados podem arquivar documentos de registro e emitir placas para você no local, os compradores de automóveis novos geralmente têm que ir pessoalmente ao Detran do seu estado para arquivar os documentos e pagar as taxas associadas.

Os documentos e informações que você precisará variam de acordo com o estado, mas geralmente incluem:

  • Uma nota de venda mostrando o preço de compra
  • O certificado, que deve ser assinado por você e pelo proprietário anterior.
  • O número de identificação do veículo, ou Renavam;
  • A leitura atual do hodômetro
  • Comprovante de seguro
  • Comprovação de que você pagou o imposto sobre a compra do veículo
  • Certificados mostrando que o carro passou nas inspeções de segurança e de emissões anteriores, como é o caso do licenciamento.

Certifique-se de verificar as exigências de seu estado antes de ir para o Detran físico. Alguns estados variam em suas exigências e podem precisar de informações adicionais.

4. Faça com que seu carro seja inspecionado por um mecânico

De forma ideal, um mecânico independente deveria ter inspecionado o veículo antes da compra. Entretanto, mesmo que você tenha feito um check-up pré-venda do carro, faz sentido levar seu carro a um mecânico de confiança para uma inspeção completa e manutenção preventiva básica após a compra.