Tipos de Solo – Quais as características de cada um?

 

O solo é a parte superficial da terra a camada que a reveste, é o componente natural que forma a paisagem terrena. O solo é um elemento essencial para a vida no planeta terra, visto que nele os seres vivos encontram organismos fundamentais para sua sobrevivência.  Além de ser utilizado pelo homem para o cultivo de plantas.

Formação do solo

O solo é formado por matérias orgânicas, restos de animais e plantas, e matérias minerais, argila e areia (resultado da ação da água, vento, clima e do sol nas rochas). Todos estes elementos se misturam e formam o solo.

Apesar de ser apenas um, existem diversos tipos de solo, que recebe uma classificação conforme suas características, como cor, formato, consistência, entre outros elementos. Desta forma, o solo pode ser classificado em: argiloso, arenoso, calcário e humoso.

Solo argiloso

Como sugerido pelo seu nome, o solo argiloso é composto por uma relevante quantidade de argila. Ele possui consistência fina e água em grande quantidade, por causa de sua impermeabilidade. É bastante utilizado para a prática da agricultura.

Solo arenoso

O solo arenoso é composto por uma grande quantidade de areia, maior do que a encontrando em qualquer outro solo. A sua consistência é porosa e  bastante permeável à água, o que torna difícil a permanência de plantas. Está presente em regiões como o nordeste brasileiro.

Solo calcário

O solo calcário é um solo seco, constituído por partículas de rochas. Não é um solo bom para a agricultura, pois esquenta bastante ao receber a luz do sol. O deserto é um local onde este tipo de solo é encontrando.

Solo humoso

O solo humoso é um solo bastante fértil, pois é formado por uma um grande volume de matéria orgânica em decomposição, sendo o mais indicado para a lavoura. Neste solo, a matéria orgânica em decomposição serve como adubo para as plantas.